Redação: Eraldo Costa
O aguardado projeto de extensão da Linha 2-Verde até a futura estação Dutra, em Guarulhos, está prestes a se tornar realidade nos próximos meses. Durante o evento de início das escavações realizado nesta terça-feira, 21, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a aprovação do projeto executivo para a fase 2, a partir de Penha.
Nessa etapa, estão incluídas as estações Penha de França, Tiquatira, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, além do Pátio Paulo Freire. Vale destacar que os contratos com os consórcios responsáveis pelos lotes foram licitados em 2013, mas permanecem suspensos desde então.
Questionado sobre os prazos para a conclusão do novo trecho, Tarcísio afirmou que “durante o projeto executivo teremos uma ideia do cronograma de execução dessa obra”. Ele reiterou a previsão de inaugurar a primeira fase em duas etapas: a primeira em 2026 (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e a segunda em 2027 (Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha).
O pontapé inicial das escavações conduzidas pela tuneladora Cora Coralina, celebrado na terça-feira, abre caminho para um momento inédito em São Paulo. Previsto para ocorrer entre os dias 22 e 23, o início das escavações marcará a primeira vez em que três tatuzões de grande porte estarão simultaneamente em ação no subsolo da capital paulista. Esse feito histórico destaca-se, visto que a última situação semelhante ocorreu na década passada, durante a expansão da Linha 5-Lilás, envolvendo um TBM duplo e dois tatuzões de menor diâmetro.
A tuneladora da Linha 2-Verde se junta, agora, aos dois tatuzões já em operação na Linha 6-Laranja, que se estende entre Brasilândia e São Joaquim. Essa concentração de atividades de escavação, marcada pela presença de três tatuzões de grande porte, representa um avanço significativo nas obras de expansão do metrô paulistano. Esse desenvolvimento é crucial para a realização das futuras extensões do sistema metroviário, promovendo uma infraestrutura mais abrangente e eficiente para os usuários da cidade.
Fonte: www.metrocptm.com.br