Redator: Eraldo Costa
Inscrições com isenção de taxa para o Concurso Unificado começaram em 19 de janeiro e vão até 26/1. O prazo para os pagantes é maior, encerrando-se em 9/2. Guarulhos será uma das 220 cidades a sediar a fase presencial das provas.
Processo de Isenção de Taxa de Inscrição
Candidatos interessados na isenção da taxa devem ficar atentos ao período de inscrição, que é menor para eles em comparação aos candidatos pagantes. As taxas são de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. A solicitação de isenção e a comprovação dos requisitos devem ser feitas de 19 a 26 de janeiro, na página do Concurso Público Nacional Unificado.
Modelo Inovador de Seleção de Servidores Públicos
O Concurso Nacional Unificado, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é um modelo inovador que consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos em órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Esse modelo inclui a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal, por meio do cadastro no Portal Gov.br.
Regras e Benefícios da Isenção de Taxas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou as regras do certame, que oferece 6,6 mil vagas para 21 órgãos federais. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e pessoas que cursam ou cursaram faculdade financiados pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) têm direito à isenção.
Comprovação e Análise da Isenção
Os candidatos deverão comprovar os requisitos para a isenção no momento da inscrição. A Fundação Cesgranrio, responsável pelo concurso, consultará os órgãos gestores do CadÚnico, do ProUni e do Fies para verificar a veracidade das informações prestadas, conforme regras do certame.
Resultados e Inscrição
O resultado preliminar da análise dos pedidos de isenção será divulgado em 29 de janeiro, e os candidatos poderão contestar o indeferimento até 30 de janeiro. O resultado final será divulgado em 6 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas na plataforma Gov.br, com o pagamento da taxa através da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Importante
O Ministério da Gestão alerta que o pagamento da taxa de inscrição deve ser feito somente após o candidato tomar conhecimento de todos os requisitos e condições exigidos para o concurso. O valor da taxa não será devolvido, exceto em casos específicos, informações adicinais pelo endereço:Portal Gov.br
Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br / Imagem: Marcos Santos USP imagem