Redator: Eraldo Costa
O acolhimento e a integração de 29 alunos afegãos nas escolas da rede municipal de Guarulhos foram discutidos durante um encontro realizado na última sexta-feira (19) na Secretaria de Educação. O evento reuniu coordenadores dos centros de acolhimento da cidade e teve como objetivo fortalecer a interação entre esses centros e a secretaria.
A equipe da Seção de Ações Educativas para Igualdade Racial e de Gênero do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas coordenou o encontro, que abordou as atividades desenvolvidas nas casas de acolhimento. Vanessa Pimenta, coordenadora da Casa de Acolhimento Todos Irmãos, apresentou informações sobre a cultura afegã, seus hábitos e o trabalho de acolhimento realizado.
O encontro também contou com a participação do advogado Marlon Lelis de Oliveira, coordenador do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Comissão de Direitos Humanos da OAB Guarulhos. Outros coordenadores de casas de acolhimento, como a Residência para Migrantes e Refugiados Terra Nova Guarulhos e a Casa de Acolhimento Transitório para Pessoas Migrantes e Refugiados Povos Fraternos, também estiveram presentes.
Durante as discussões, surgiu a possibilidade de estabelecer parcerias com a sociedade civil e realizar um Fórum de Migração em Guarulhos. Além disso, foi destacada a importância de parcerias com as Diretorias de Ensino Norte e Sul da rede estadual para atender aos alunos afegãos que estão no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio nas casas de acolhimento.
Atualmente, os 29 alunos afegãos são atendidos em seis escolas da Prefeitura de Guarulhos e em duas entidades parceiras.
Fonte: PMG / Fotos: Gezer Amorim/PMG