Redator: Eraldo Costa
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos efetuou, nesta terça-feira (30), a primeira prisão por meio do aplicativo SOS Mulher, uma ferramenta inovadora que permite que as vítimas de violência doméstica, assistidas pela Patrulha Maria da Penha, acionem a polícia com apenas um toque.
Prisão em Flagrante por Descumprimento de Medida Protetiva
No bairro Recreio São Jorge, a GCM prendeu em flagrante uma pessoa por descumprimento de medida protetiva, menos de 20 minutos após o acionamento do botão SOS Mulher pela sua ex-companheira. A equipe encaminhou a vítima e o agressor ao 7° Distrito Policial, onde foi lavrado um boletim de ocorrência por descumprimento de medida protetiva de urgência.
Aplicativo SOS Patrulha Mulher: Tecnologia de Proteção
O aplicativo SOS Patrulha Mulher, desenvolvido pela equipe fiscalizadora de medidas protetivas da GCM, é uma tecnologia que dispara um sinal sonoro nos computadores da central de atendimento da GCM, localizada no Centro de Operações e Inteligência (COI) de Guarulhos, quando as vítimas cadastradas acionam o botão “pedir ajuda”. O alerta indica a localização da solicitante através do sistema de georreferenciamento do aplicativo, permitindo que a viatura mais próxima seja enviada para auxiliá-la e efetuar a prisão do agressor.
Resultados e Disponibilidade da Justiça
O acusado permaneceu detido e à disposição da Justiça. A ação rápida da GCM demonstra a eficácia do aplicativo SOS Mulher na proteção das vítimas de violência doméstica em Guarulhos.
Fonte: PMG / Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG