Redator: Eraldo Costa
Ivana Nazaré Freitas de Oliveira, de 59 anos que se passava por uma das lideranças do Partido Liberal Mulher (PL) em Águas Claras, no Distrito Federal, está sendo investigada pela Polícia Civil por aplicar um golpe em pelo menos 10 pessoas. As vítimas acreditavam ter comprado passagens aéreas para uma conferência partidária em Lisboa, Portugal, mas acabaram amargando prejuízos entre R$ 5 e R$ 10 mil cada.
Falsa Liderança do PL Mulher: A Fraude de Ivana Nazaré Freitas de Oliveira
Ivana, apresentava-se como uma das lideranças do PL Mulher em Águas Claras. Ela conseguiu ganhar a confiança de empresários, advogados e líderes religiosos, inclusive chegando a participar de eventos do partido e tirar fotos com políticos conhecidos da legenda, como a deputada federal Bia Kicis.
Veja certidão de filiação partidária
O Golpe das Passagens Falsas para Portugal
Após ganhar a confiança das vítimas ao longo de dois anos, Ivana convenceu algumas delas a comprarem passagens fictícias para Portugal. Ela emitia passagens falsas e, em alguns casos, as vítimas chegaram a ir até ao aeroporto acreditando que conseguiriam embarcar. Outros perceberam o golpe e cobraram a devolução do dinheiro, mas foram bloqueados por Ivana no WhatsApp.
Histórico Criminal de Ivana: Condenada por Desvios
Em agosto de 2019, Ivana foi condenada por peculato após ser envolvida em desvios de recursos da Superintendência Regional no Rio Grande do Norte (SRTE/RN) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) entre 2006 e 2008. Ela era namorada de um empresário beneficiado pelos desvios e participou do esquema ajudando a liberar os recursos ilegalmente pagos à empresa dele.
Investigação em Andamento
A Polícia Civil do DF está investigando o caso e tentando contatar Ivana para esclarecimentos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ivana não está filiada a nenhum partido político, o que indica que ela usava indevidamente o nome do PL para cometer seus crimes.
Vigilância
O golpe aplicado por Ivana Nazaré Freitas de Oliveira mostra a importância de verificar a veracidade de informações e desconfiar de propostas muito vantajosas. As autoridades estão empenhadas em investigar e punir os responsáveis por esses crimes, garantindo a segurança e a confiança da população.
Fonte: www.metropoles.com / Imagem divulgação