Autor: Eraldo Costa
No último sábado (2), em Guarulhos, foi oficializado o movimento em torno do nome de Alencar Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT), para a pré-candidatura à prefeitura. Lideranças do partido, incluindo Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais do governo Lula, Gleisi Hoffmann, presidenta Nacional do PT, e diversos deputados federais e estaduais petistas, marcaram presença e adesão.
Apoio de Partidos e Isolamento de Pietá
Alencar Santana recebeu apoio de partidos de esquerda e centro-esquerda, isolando Pietá. O evento contou com a presença de dirigentes do PCdoB, Rede e PV – Partido Verde, sob a presidência de Raimundo Azevedo (ZIG). O ex-prefeito Jovino abriu mão de compor a chapa como vice, visando o apoio da federação (PV-PT-PCdoB) e PSOL. Em contrapartida, Jovino sairia como candidato a vereador com apoio total da candidatura majoritária.
Fortalecimento do PT e Flerte com o PDT
Com a saída de Jovino, surge a possibilidade de Márcio Nakashima, Deputado Estadual pelo PDT, partido de centro-esquerda, ocupar a vaga de vice-prefeito na chapa liderada por Alencar Santana. Carlos Lupi, ministro da Previdência Social e figura influente no PDT, articula nos bastidores em Brasília essa união com o PT, fortalecendo a legenda em Guarulhos e trazendo novas perspectivas para a corrida eleitoral de 2024.
A presença de Josinaldo José de Barros (Cabeça) PDT, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, trouxe à tona a possibilidade de uma união sólida entre PT e PDT. Com a saída de Jovino da disputa como vice e sua decisão de concorrer ao cargo de vereador com apoio da candidatura majoritária, marca-se uma mudança significativa no tabuleiro político local. Essa movimentação pode resultar em mudanças impactantes nas dinâmicas partidárias em Guarulhos, influenciando diretamente no resultado das eleições municipais.
Movimento “Desenrola Guarulhos”
O Movimento “Desenrola Guarulhos”, https://desenrolaguarulhos.com.br/ liderado por Alencar Santana, também ganhou destaque nesse encontro entre legendas de Guarulhos, apresentando-se como uma plataforma que será uma ferramenta para enviar sugestões, ideias e demandas. “O objetivo é discutir temas relevantes como educação, saúde, moradia e cultura, alinhado com a proposta de reconstrução do Brasil liderada pelo presidente Lula”, ressaltou Alencar.
As próximas semanas prometem ser decisivas para a definição do cenário político em Guarulhos, com novas articulações e definições de candidaturas. O desenrolar desses acontecimentos será crucial para determinar o rumo das eleições municipais e o futuro político da cidade.
Participantes
O evento contou com a presença e adesão de diversas lideranças políticas, incluindo o ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo Lula, Alexandre Padilha, e a presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann. Também estiveram presentes deputados federais e estaduais petistas, como Alfredinho, Arlindo Chinaglia, Carlos Zarattini, Kiko Celeguim, Juliana Cardoso, Rui Falcão e Vicentinho, além de vereadores de Guarulhos como Edmilson Souza (Psol), Marcelo Seminaldo (PT), Maurício Brinquinho (PT) e Professor Rômulo (PT), e dirigentes de outros partidos de esquerda, como PSOL, PCdoB, Rede e o PV – Partido Verde, sob a presidência de Raimundo Azevedo (ZIG), Josinaldo José de Barros (Cabeça) do PDT e Presidente do sindicato dos metalurgicos de Guarulhos e Região, contou também com a presença do vereador paulistano Alessandro Guedes (PT). O evento, que aconteceu no Clube Recreativo,
Fonte: Equipe Guarulhos em Foco / Imagem Carlos Costa