Guti faz campanha nas escolas e ressalta a importância de imunizar o maior número de pessoas o quanto antes para minimizar a alta taxa de infectados.
Redator: Eraldo Costa
Situação de Emergência A Prefeitura de Guarulhos decretou estado de emergência devido ao aumento significativo no número de casos de dengue. A decisão, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (5), segue medida semelhante adotada pelo governo do Estado de São Paulo. O estado de emergência na cidade permanecerá em vigor até que a condição sanitária seja estabilizada.
Cenário Atual Guarulhos registra 7.957 casos confirmados de dengue até o momento, incluindo três óbitos. Esses números representam uma taxa de 615 pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes.
Medidas Adotadas O decreto assinado pelo prefeito Guti autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias para conter o aumento da incidência de casos de dengue e outras arboviroses. Isso inclui a aquisição de insumos e materiais, a doação e cessão de equipamentos e bens, e a contratação de serviços essenciais para enfrentar a situação emergencial, tudo conforme a lei de licitações.
Fatores Contribuintes O documento emitido pela Prefeitura destaca que as condições climáticas atuais do verão favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Essa situação pode agravar ainda mais o número já elevado de casos e a disseminação da doença.
Mobilização da População A administração municipal solicita a colaboração da população no combate aos focos de criadouros do mosquito. Medidas simples como colocar areia nos pratos de plantas, embalar objetos que acumulem água, tapar calhas e caixas d’água, e secar áreas com água parada são essenciais para conter a proliferação do Aedes aegypti.
Vacinação nas Escolas Nesta terça-feira (5), a Prefeitura de Guarulhos iniciou a vacinação contra a dengue em estudantes de dez e 11 anos. A ação conjunta entre as secretarias da Saúde e da Educação contemplou 288 crianças de 12 escolas. Na próxima sexta-feira (8), outras 12 escolas serão atendidas pelas equipes de saúde.
Declaração do Prefeito Guti O prefeito Guti participou do início da vacinação nas escolas e manifestou sua preocupação com a situação da doença no município. Ele enfatizou a importância de imunizar o maior número de pessoas possível o quanto antes para evitar a propagação da dengue. “Infelizmente já tivemos a perda de três vidas em nosso município e não queremos que esse problema ganhe mais dimensão. Estarei decretando hoje estado de emergência para agilizar esse trabalho de combate à doença”, esclareceu Guti.
Fonte: PMG / Fotos: Diego Frois/PMG