Recuperação histórica de celulares no Piauí
Redator: Eraldo Costa
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Piauí implementou um novo esquema de investigação que permitiu recuperar cerca de 4 mil celulares nos últimos nove meses. As ações de recuperação foram intensificadas em 2024, registrando uma redução de 50% no número de roubos diários de celulares em Teresina.
Um novo paradigma na investigação de crimes
O projeto, aplicado desde 2023, tem sido extremamente eficaz, levando o Estado a diminuir em 40% o número de roubos e furtos de celulares na capital, Teresina, e 37% nos municípios do interior. Considerado pioneiro no país, o esquema funciona a partir de três pontos principais:
Rastreamento inteligente de aparelhos: Aplicativo e sistema Lupa Bot
O primeiro passo está no rastreamento dos aparelhos a partir de informações obtidas com a colaboração de operadoras de telefonia móvel. Ordens judiciais obrigam as empresas a fornecerem informações sobre abertura de novas linhas em aparelhos irregulares, dando início às investigações.
Intimações em massa para recuperação
Na sequência, intimações em massa são disparadas para os aparelhos. Quem está com o celular é orientado a comparecer a uma unidade policial e fazer a entrega do aparelho. Caso contrário, o monitoramento do celular segue e policiais podem ir pessoalmente fazer a apreensão.
Operação Interditados
A Operação Interditados fecha os três pilares do projeto, com agentes realizando a interdição de estabelecimentos que fazem compra ou revenda de celulares roubados.
Resultados Expressivos e Reconhecimento Nacional
Representantes da Polícia Civil e Polícia Militar de vários Estados do País têm procurado o Piauí com o objetivo de implantar modelos semelhantes, mostrando o reconhecimento nacional da efetividade da estratégia. Até o momento, já foram realizadas 1.195 intimações, 14 lojas foram interditadas e 17 pessoas foram presas.
Uma Queda Histórica nos Crimes
Durante o carnaval, foi contabilizada uma queda de 59,20% no número de roubos e uma redução de 38,24% de furtos de celulares na capital. O projeto, além de recuperar celulares no Piauí, colaborou para a recuperação de aparelhos em diversos outros Estados.
Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
O Brasil teve quase um milhão de celulares roubados ou furtados em 2022, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro liderando os casos. No entanto, o Piauí se destaca como um exemplo a ser seguido, com reduções significativas nos índices de crimes relacionados a celulares.
Conclusão
Com uma estratégia inovadora e eficaz, o Piauí conseguiu reduzir drasticamente o número de roubos e furtos de celulares, tornando-se referência nacional no combate a esse tipo de crime. A colaboração entre diferentes órgãos e a implementação de tecnologias de ponta foram fundamentais para o sucesso do projeto.
Fonte: www.correiobraziliense.com.br / Imagem