Redator Eraldo Costa
Após votação na Tailândia, o Brasil foi escolhido como país-sede da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027. A eleição ocorreu durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, onde a candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda, contabilizando 119 votos contra 78 votos da candidatura europeia.
Histórico do torneio e campeões
A Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027 será a décima edição do torneio, que antes passou por países como China, Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Canadá e França. A última edição, em 2023, foi sediada pela Austrália e Nova Zelândia.
A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que conquistaram o troféu Fifa. Os Estados Unidos lideram com 4 títulos, seguidos pela Alemanha com 2.
Participação Brasileira e Expectativas
A seleção brasileira é uma das equipes que participaram de todas as edições da Copa do Mundo Feminina de Futebol. Com a sede do torneio de 2027 definida, será a décima participação brasileira, como time da casa. Apesar de já ter subido ao pódio duas vezes, o Brasil ainda busca seu primeiro título mundial.
Com a confirmação do Brasil como sede, a expectativa é de um torneio emocionante e de alto nível técnico, reunindo as melhores seleções do mundo em busca do título mais cobiçado do futebol feminino. Além disso, há a expectativa turística, com repercussão mundial que se intensificará até o final da Copa. Se o Brasil conseguir sucesso, essa repercussão será perene.
Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br / Imagem