O recurso foi anunciado no evento Google for Brasil, realizado em São Paulo nesta terça-feira (11).
Redator: Eraldo Costa
Durante o evento Google for Brasil, realizado em São Paulo, o Google anunciou um novo recurso de segurança para smartphones Android, o “modo ladrão”. A partir de julho, os dispositivos Android terão a opção de bloquear a tela automaticamente ao detectar movimentos que sugerem um furto, como alguém agarrando o aparelho e fugindo. Essa funcionalidade foi desenvolvida pela subsidiária do Google em Belo Horizonte e apresentada ao vice-presidente para Android, Sameer Samat, pelo líder de Android no Brasil, Bruno Diniz.
Inspiração e desenvolvimento
Bruno Diniz explicou que a ideia surgiu das dificuldades enfrentadas pela equipe e visava impactar positivamente os usuários globalmente. A solução, conhecida como “bloqueio por detecção de roubo”, foi anunciada em um evento global do Google em maio.
Motivação e impacto dos roubos de smartphones
A facilidade proporcionada pelo sistema financeiro moderno do Brasil tem incentivado o roubo de smartphones. Dispositivos desbloqueados permitem a realização imediata de transações financeiras e podem resultar no vazamento de informações sensíveis, usadas em casos de extorsão. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública revelam um aumento de 16,6% nos furtos e roubos de celulares, totalizando quase 1 milhão de ocorrências em um ano.
Funcionamento do bloqueio por detecção de roubo
O bloqueio por detecção de roubo será ativado pelo “grab and run”, utilizando sensores e dados do acelerômetro para identificar movimentos suspeitos. A IA analisa esses dados e, para ativar a função, o usuário deve habilitá-la nas configurações do smartphone. Inicialmente, podem ocorrer bloqueios indesejados, mas a prioridade é evitar perdas financeiras e vazamento de dados.
Bloqueio de telas simples e eficaz
O bloqueio de tela será simples e pode ser desativado com reconhecimento biométrico ou senha. Diferente do “Encontre meu celular”, o usuário será informado que o mecanismo de bloqueio automático foi ativado.
Bloqueio automático por desconexão
Em julho, o Google lançará um recurso de bloqueio automático baseado no tempo em que o smartphone fica desconectado da internet. O Android identificará comportamentos incomuns, como remoção do chip ou perda prolongada de conectividade, e bloqueará a tela automaticamente.
Bloqueio remoto rápido
O Google também oferecerá uma opção de bloqueio remoto na página “encontre meu dispositivo”, permitindo bloquear a tela com senha sem acessar a conta Google. Isso é útil para situações de pânico, onde a senha pode ser esquecida. A nova página de bloqueio estará acessível por computadores ou smartphones de terceiros usando o número de telefone.
Android conta mais de 150 milhões de usuários
O Brasil, sendo o terceiro maior mercado de Android no mundo, com mais de 150 milhões de usuários, oferece um ambiente robusto para o teste e implementação dessas novas funcionalidades. As inovações visam melhorar a segurança dos usuários e mitigar os impactos dos roubos de smartphones, proporcionando um uso mais seguro e protegido dos dispositivos Android.
Fonte: www.meionews.com / Banco de Imagem Canva