Autor: Eraldo Costa
Em comemoração aos 20 anos do programa Farmácia Popular, a partir desta quarta-feira (10), o Ministério da Saúde anunciou uma expansão significativa do programa. Agora, 95% dos medicamentos e insumos serão oferecidos gratuitamente para toda a população. Isso inclui remédios para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, que poderão ser retirados sem custo em todo o país.
Comunicadores de Guarulhos
A notícia foi divulgada em primeira mão durante um encontro em Brasília, com a presença de comunicadores de Guarulhos. Renê, do programa “Rede Live”, Marcos Alves, do “Guarulhos em Foco”, e Gaza, do “Café com Gaza”, estiveram reunidos com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal Alencar Santana, que também é pré-candidato à prefeitura de Guarulhos.
Ampliação do Acesso a Medicamentos
Com esta nova medida, medicamentos para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite estarão disponíveis gratuitamente em todo o país. Esta mudança beneficiará aproximadamente 3 milhões de usuários, proporcionando uma economia de até R$ 400 por ano. Anteriormente, apenas medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos, enquanto outros tinham um subsídio de até 90%.
Impacto Positivo para a População
O programa Farmácia Popular, criado em 2004, já atendeu mais de 70 milhões de brasileiros. Com a nova ampliação, 39 dos 41 itens de saúde distribuídos serão gratuitos, ampliando significativamente o acesso à saúde pública. Desde o relançamento do programa pelo presidente Lula no ano passado, houve a inclusão de novos itens gratuitos, como medicamentos para osteoporose e anticoncepcionais, além da distribuição de absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.
Resultados Recentes e Expansão
Nos últimos seis meses, o programa atingiu o melhor resultado dos últimos quatro anos, beneficiando 22 milhões de brasileiros, um aumento de 8,8% em relação a 2022. Beneficiários do Bolsa Família, cerca de 55 milhões de pessoas, passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no programa. Desde então, 4,6 milhões de beneficiários foram contemplados, reforçando o acesso a medicamentos para aqueles que não podem arcar com os custos.
Universalização do Programa
O Farmácia Popular está presente em 85% das cidades brasileiras, abrangendo 4,7 mil municípios e mais de 31 mil estabelecimentos credenciados. O Ministério da Saúde tem como meta universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Para isso, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. O credenciamento foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, priorizando os municípios que participam do Programa Mais Médicos.
Fonte: Guarulhos em Foco / Imagem: Divulgação