Autor: Eraldo Costa
No próximo domingo, 6 de outubro, os eleitores da cidade de São Paulo poderão utilizar o metrô, os trens da CPTM e outros transportes públicos de forma gratuita, das 6h às 20h. A gratuidade também será aplicada no caso de um eventual segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. Essa medida segue a Resolução 23.736 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que visa facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.
Linhas de metrô e trem incluídas na gratuidade
As linhas do Metrô e da CPTM que oferecerão transporte gratuito incluem:
1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela, 5-Lilás, 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e 15-Prata. Além dessas, o VLT da Baixada Santista e os ônibus intermunicipais da EMTU também estarão disponíveis sem cobrança de tarifa.
Medida não será aplicada em Guarulhos
Em Guarulhos, porém, a tarifa dos ônibus municipais continuará sendo cobrada no dia das eleições. A decisão foi tomada com base em um mapeamento das zonas eleitorais, que indicou que a maioria dos eleitores da cidade vota perto de seus domicílios, eliminando, assim, a necessidade de gratuidade no transporte público local.
Reforço da frota em São Paulo
Na capital paulista, os ônibus municipais já operam de forma gratuita aos domingos. Mesmo assim, a SPTrans, empresa responsável pela gestão do sistema de transporte, anunciou que reforçará a frota com mais 1.900 ônibus para facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais de votação. Ao todo, serão 6.800 veículos em circulação, a mesma quantidade utilizada aos sábados.
Segundo turno também terá transporte gratuito
Caso as eleições municipais avancem para um segundo turno, no dia 27 de outubro, a gratuidade no transporte público será aplicada novamente. Não será necessário apresentar título de eleitor ou comprovante de votação para utilizar o benefício.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br / Imagem: Reprodução