Sabesp promete 99% de tratamento de esgoto em Guarulhos até 2029; índice atual é de 38%.
A Prefeitura de Guarulhos e a Sabesp anunciaram um grande pacote de obras para a coleta e o tratamento de esgoto no município. Com um investimento superior a R$ 2,4 bilhões, as melhorias beneficiarão cerca de 850 mil moradores em mais de 40 bairros.
Entre as regiões contempladas estão Aeroporto, Bela Vista, Bonsucesso, Cabuçu, Cecap, Centro, Cumbica, Fátima, Fortaleza, Gopoúva, Invernada, Itapegica, Maia, Pimentas, São João e Vila Augusta.
Expansão das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs)

O anúncio ocorreu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São João, que será ampliada. Além dela, outras duas unidades passarão por melhorias, e duas novas estações serão construídas. Com isso, a capacidade de tratamento de esgoto na cidade triplicará, passando de 509 litros por segundo para mais de 1.500 l/s.
A ETE São João terá sua capacidade aumentada de 181 l/s para 290 l/s, enquanto a ETE Várzea do Palácio saltará de 140 l/s para 490 l/s. Ambas devem ter suas obras concluídas até o primeiro semestre de 2026. Já a ETE Bonsucesso, que atualmente trata 188 l/s, passará a processar 720 l/s, com entrega prevista para o segundo semestre de 2026.
As novas estações Fortaleza e Cabuçu entrarão em operação ainda no primeiro semestre de 2025, com capacidade para processar 25 l/s e 38 l/s, respectivamente.
Infraestrutura e universalização do saneamento
Além do aumento da capacidade de tratamento, serão instaladas novas tubulações e estações de bombeamento para conectar imóveis à rede de esgoto. Estão sendo implantados 80 quilômetros de grandes tubulações, com mais 220 quilômetros contratados para serem entregues até 2027.
As obras fazem parte do objetivo da Sabesp de universalizar os serviços de saneamento básico na cidade até 2029. Esse prazo antecipa em quatro anos a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento.
Integra Tietê: maior programa de saneamento do Brasil
Parte dos investimentos vem do Programa Integra Tietê, a maior iniciativa de saneamento do país. O programa prevê a execução de 42 conjuntos de obras em São Paulo e na região metropolitana, com novas tubulações, estações de bombeamento e a ampliação de seis ETEs.
Até o momento, já foram assinados 48 contratos para a primeira fase do programa.
Impacto ambiental e na saúde pública
Desde que a Sabesp assumiu o saneamento em Guarulhos, em janeiro de 2019, o tratamento de esgoto passou por uma grande evolução. Na época, apenas 3,24% do volume coletado era tratado. Atualmente, esse índice já chegou a 38% e a meta é alcançar 55% até o fim de 2025, atingindo a universalização em 2029.
O aumento no tratamento de esgoto contribui para a redução da poluição nos rios, melhora a qualidade da água e diminui a incidência de doenças relacionadas à falta de saneamento. “Quando há saneamento básico com esgoto coletado e tratado, há uma melhora significativa na saúde pública e benefícios ambientais”, destacou Roberval Tavares, Diretor de Engenharia e Inovação da Sabesp.
Bairros beneficiados pelas obras
Aeroporto, Aeroporto II, Bananal, Bananal II, Bananal III, Bela Vista, Bonsucesso, Cabuçu, Cabuçu De Cima, Campo Limpo, Cecap, Centro, Centro Industrial, Chácara São José, Cumbica, Fátima, Fortaleza, Gopoúva, Invernada, Invernada II, Itapegica, Lavras, Mato Das Cobras, Macedo, Maia, Monte Camelo, Morros, Picanço, Picanço II, Pimentas, Ponte Grande, Porto Da Igreja, Presidente Dutra, Sadokim, São João, São Roque, Torres Tibagy, Tranquilidade, Várzea Do Palácio, Vila Augusta, Vila Barros e Vila Rio.
Fonte: www.sabesp.com.br / Redator: Eraldo Costa / Imagem: Reprodução