“Pago, Logo Exijo”: Iniciativa busca maior transparência sobre uso de recursos públicos e seus impactos na sociedade.
No dia 23 de abril, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) oficializaram o lançamento do “Gastômetro”, registrado protocolarmente como Gasto Brasil. A ferramenta será apresentada no Pátio do Colégio, no Centro Histórico da capital paulista, e promete dar visibilidade ao volume de gastos públicos em tempo real. O lançamento do Gastômetro ocorre no mesmo mês em que o Impostômetro completa 20 anos de atividade. e tem por objetivo medir em tempo real como a União, os Estados e Municípios utilizam os recursos públicos.
Transparência e conscientização fiscal
Batizado informalmente como Gastômetro, o dispositivo surge como uma extensão simbólica do já conhecido Impostômetro, que contabiliza a arrecadação de tributos. A nova plataforma permitirá que a população acompanhe como os recursos arrecadados estão sendo aplicados pelo governo, contribuindo para o exercício da cidadania fiscal e o controle social.
Lançamento simbólico no mês dos 20 anos do Impostômetro
O lançamento do Gastômetro acontece no mesmo mês em que o Impostômetro — ferramenta criada para acompanhar a arrecadação de tributos — completa duas décadas de existência. O novo projeto vem reforçar a importância do engajamento cívico na fiscalização dos gastos governamentais. Com o lema “pago, logo exijo”, a iniciativa destaca que o cidadão que cumpre com seus deveres fiscais tem pleno direito de cobrar transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Presidente da ACSP comenta importância da iniciativa
Para o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine, a criação da ferramenta está alinhada ao cenário atual das contas públicas, marcado por gastos acima do limite orçamentário. Segundo ele, o Gastômetro contribuirá para conscientizar a população sobre o impacto desses gastos na vida cotidiana, como no poder de compra, na inflação e na geração de empregos.
Serviço
Data: 23/4
Horário: 14h
Local: Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – Rua Boa Vista, 51, Pátio do Colégio, Centro – São Paulo
Fonte: www. cacb.org.br / Editor: Eraldo Costa / Imagem: Divulgação