Redator: Eraldo Costa
No dia 1º de dezembro, entrou em operação o Legisoft, um novo programa na Câmara Municipal de Guarulhos, promovendo a transição para um ambiente totalmente virtual e eliminando o uso de papel em procedimentos administrativos e legislativos. O presidente da Casa, vereador Ticiano Americano, denominou o projeto de “Câmara Sem Papel”, destacando os benefícios dessa iniciativa.
Ticiano Americano afirmou que a mudança visa simplificar os processos, permitindo que servidores e vereadores conduzam todo o trabalho de forma virtual, mesmo estando em diferentes locais da cidade. A transição para um ambiente sem papel era um compromisso assumido pelo presidente no início de seu mandato em janeiro de 2023.
A iniciativa não apenas visa a economia financeira com papel, tinta, energia e espaço de arquivo, mas também reforça o compromisso ambiental da Câmara Municipal. Todos os documentos agora nascem em ambiente virtual, reduzindo o impacto ambiental e ampliando a transparência dos atos legislativos.
O acesso ao sistema Legisoft pode ser feito através do portal (guarulhos.sp.leg.br), que oferece serviços expandidos aos contribuintes, promovendo um aumento na transparência das ações do Poder Legislativo. Os cidadãos podem consultar Projetos de Lei, Resoluções, Emendas à Lei Orgânica, Decretos Legislativos e processos administrativos de forma dinâmica, promovendo uma maior interação com a atuação parlamentar.
Essa iniciativa representa um passo significativo rumo à modernização e eficiência nos processos legislativos, proporcionando benefícios tanto para a equipe interna quanto para a população de Guarulhos.
#CâmaraSemPapel #ModernizaçãoLegislativa #GuarulhosSP #Sustentabilidade
Fonte: CMG