Redator: Eraldo Costa
O prefeito de Guarulhos, Guti, e o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, se encontraram para discutir projetos cruciais para o município. Um dos destaques foi a confirmação do acesso do Rodoanel Norte até o aeroporto internacional e a expansão da Linha 13 da CPTM até Bonsucesso.
O projeto de expansão da Linha 13-Jade prevê a construção de quatro novas estações, Jardim dos Eucaliptos, São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso, acrescentando 10 quilômetros à linha. Segundo estudos do Governo do Estado, a capacidade de passageiros pode aumentar de 13 mil para até 300 mil por dia. Atualmente, a linha 13-Jade conecta a estação da Luz, no Centro de São Paulo, à Engenheiro Goulart, na zona leste da capital, passando por Guarulhos, com as estações Cecap e Aeroporto.
O representante do Governo do Estado anunciou que as obras de ligação entre o aeroporto e o trecho Norte do Rodoanel serão retomadas no próximo ano, incluindo alças de acesso ao município. Guti expressou satisfação, enfatizando que esse acesso é uma antiga demanda da cidade e agora será concluído.
No âmbito do programa de Mobilidade Urbana do Estado, o secretário detalhou o projeto que envolve a concessão da Linha 13, chegando ao aeroporto, e mais quatro estações em Guarulhos. O projeto visa atender antigas demandas da população, integrando a região de Guarulhos ao centro de São Paulo e reduzindo a duração das viagens.
A reunião com o secretário Rafael Benini teve a participação dos secretários municipais de Governo, Edmilson Americano, de Obras, Francisco Carone, de Transportes e Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri, do chefe de gabinete, Maurício Segantin, do subsecretário de Articulação e Representação, Jorge Tadeu Mudalen, e do deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor, líder do governo Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativa.
Fonte: PMG