Redator: Eraldo Costa
O FGTS Digital é a nova plataforma oficial de gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), trazendo consigo a facilidade e agilidade do Pix para o recolhimento do fundo. Essa nova plataforma oficial de gestão do FGTS agora conta com o Pix, um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil. lém disso, com a adoção do Pix, o empregador tem acesso a mais de 800 instituições aprovadas pelo Banco Central para realização de pagamentos, ampliando as opções e promovendo a competitividade.
Facilidades do FGTS Digital
Com o FGTS Digital, empregadores têm acesso a uma série de funcionalidades, como a emissão de guias de pagamento personalizadas e a simulação de indenizações. Além disso, agora é possível realizar procedimentos em lote, simplificando ainda mais a gestão do FGTS.
Pagamento via Pix e Casas Lotéricas
O empregador poderá efetuar o pagamento de uma guia Pix em casas lotéricas, desde que o valor para pagamento tenha como origem um “Pix Saque”, ou seja, é realizado um saque na lotérica utilizando essa opção e, com este saldo, é efetuada a liquidação da guia Pix do FGTS. Cabe destacar que a modalidade de “Pix Saque” pode ser efetuada em qualquer lotérica, mesmo que a conta bancária seja de outro banco (Bradesco, Itaú, BB, NuBank etc.).
Modernização e Simplificação
Com a introdução do FGTS Digital e a inclusão do Pix, o governo busca modernizar e simplificar o recolhimento e gestão do FGTS. Espera-se que essa iniciativa traga benefícios tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores beneficiários do fundo.
Continuidade do Recolhimento
É importante destacar que os débitos referentes a competências anteriores à implementação do FGTS Digital devem continuar sendo recolhidos por meio das guias emitidas pela Caixa Econômica Federal.
Com a plena adesão dos empregadores no FGTS Digital, espera-se uma modernização no recolhimento e gerenciamento do FGTS, trazendo benefícios tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores beneficiários do fundo, para mais inforfmações acesse: www.gov.br/trabalho-e-emprego
Fonte: www.gov.br / Imagem divulgação