Redator: Eraldo Costa
Os Ecopontos, um serviço oferecido pela Prefeitura de Guarulhos em 31 endereços, receberam um total de 67,4 mil toneladas de materiais no ano passado. Desse montante, mais da metade (38,4 mil toneladas) foi composta por entulho. Outros materiais incluíram madeira (15,8 mil toneladas), materiais diversos (cerca de 10 mil toneladas), gesso (2,3 mil toneladas), terra (1,7 mil toneladas) e 74 toneladas (10,6 mil unidades) de pneus.
Todo o material recebido nos Ecopontos tem uma destinação social e ambientalmente correta. O entulho, por exemplo, é encaminhado para a usina de reciclagem da Prefeitura, onde é transformado em agregado para uso em obras de pavimentação e edificações. A terra também é reaproveitada em diversas obras, enquanto os materiais de coleta seletiva, como vidro, papelão e plástico, são encaminhados para cooperativas de catadores locais para triagem e venda às indústrias correspondentes.
Segundo Rodnei Minelli, secretário de Serviços Públicos, a procura pelos Ecopontos tem crescido a cada ano, com um aumento de 12% em relação a 2022. Ele ressalta a importância desses locais na cidade e anuncia a abertura de mais nove endereços este ano para facilitar o descarte correto de resíduos pelos cidadãos.
Os Ecopontos são locais onde os moradores podem descartar gratuitamente e de forma ambientalmente responsável diversos tipos de materiais, como entulho, móveis velhos e restos de podas de jardim. Cada pessoa pode deixar até 1 m³ de entulho por dia. Os endereços e horários de funcionamento podem ser consultados no site www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto.
Fonte: PMG