Autor: Eraldo Costa
Nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro, os trabalhos serão retomados na Câmara de Guarulhos. O presidente Ticiano Americano (Cidadania) convocou os vereadores para discutirem e votarem uma extensa pauta, composta por 94 itens para leitura e deliberação no Grande Expediente, e sete para votação na Ordem do Dia.
Incentivo à Participação Cidadã
Além disso, a população está sendo incentivada a retomar o uso do App de interação cidadã da Câmara Municipal. Essa ferramenta permite uma conexão mais próxima entre eleitores e eleitos e abre espaço para diversas formas de interação, incluindo a participação de ONGs, instituições, a Prefeitura e partidos políticos. Essa inovação tecnológica tem o potencial de revolucionar a política local, tornando-a mais acessível e participativa para todos, promovendo o engajamento cívico em Guarulhos.
Projetos em Pauta
Dois projetos importantes podem passar pela segunda votação e se tornar lei: o PL 2487/2022, sobre atendimento personalizado e a possibilidade da escolha de profissional do sexo feminino para mulheres vítimas de violência sexual acolhidas no SUS, da vereadora Vanessa de Jesus (Patriotas); e o PL 1769/2023, que trata da denominação da atual Rua Treze para Rosa Augusta Simões, no Bairro Morros, de autoria do vereador Edmilson Souza (PSOL).
Decisões Importantes
Os vereadores também devem decidir sobre o relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigou o suicídio de paciente no Hospital Municipal de Urgência, presidida pela vereadora Marcia Taschetti (PP), e o relatório final da Comissão Especial de Estudos (CEE) que analisou a política de imigração em Guarulhos, sob a presidência da vereadora Janete Rocha Pietá (PT).
Outras Questões em Debate
Além disso, a pauta inclui o Veto Total do Executivo no PL 915/2021, que estabelece diretrizes para a criação do programa Centro de Parto Normal e Casa de Parto, para atendimento à pessoa grávida durante o período gravídico-puerperal, proposto pelo vereador Edmilson Souza, e o Decreto Legislativo 1214/2023, que visa instituir a Comenda Municipal “Miltinho Ziller”, proposto pelo vereador Ticiano Americano, ambos com parecer técnico das comissões.
Para começar, a susar o APP da Cãmara Municipal basta seguir este passo a passo:
- Baixar o aplicativo “Câmara Municipal Guarulhos” na Play Store ou na Apple Store.
- Clicar no ícone “Câmara na Rua”.
- Cadastrar nome, e-mail e senha.
- Depois, clicar no ícone verde “Nova Solicitação” e escolher o vereador (a foto do parlamentar aparece ao lado do nome, em ordem alfabética).
- Clicar sobre a foto e, depois, no botão verde “Continuar”.
- Escolher uma das cinco opções (elogio, denúncia, reclamação, solicitação ou sugestão) e clicar em “Continuar”.
- É possível adicionar fotos e vídeos.
- Fazer um resumo do seu texto e, se for o caso, compartilhar a localização dos fatos.
- Por fim, basta conferir os dados e clicar em “Enviar”.
- Será exibida a mensagem: “Sua manifestação foi enviada com sucesso” com o número de protocolo para acompanhar a solicitação.
O aplicativo móvel da Câmara de Guarulhos também mostrará o conteúdo das redes sociais e do site do Legislativo, além de links para contato direto com a Ouvidoria, Procuradoria Especial da Mulher, TV Câmara, Diário Oficial e muitas outras funcionalidades.
Outras Formas de Acompanhar a Sessão
A sessão da Câmara de Guarulhos tem início previsto para as 14 horas e pode ser acompanhada diretamente no Plenário da Casa, localizado na Avenida Guarulhos, 845, Vila Vicentina, ou pela TV Câmara, com transmissão ao vivo no canal 7 da NET, ou ainda pelas redes sociais oficiais do Poder Legislativo, Facebook e Youtube.
Para acessar a pauta completa clique aqui: 1ª Sessão Ordinária – Sessões – Câmara Municipal de Guarulhos
Fonte: CMG / Imagem divulgação