Predominância de sete legendas que dominam a política brasileira e influenciam o Congresso de olho nas eleições municipais.
Redator: Eraldo Costa
Contexto atual das eleições
No Brasil, embora existam 29 partidos políticos, sete deles se destacam e dominam o cenário eleitoral. Estes partidos influenciam significativamente as disputas municipais, a troca do comando do Congresso em 2025 e as eleições gerais de 2026. Este grupo, que podemos chamar de “G7 tropicalizado,” controla 80% das cadeiras do Congresso e 70% dos governos estaduais, além de ser maioria em prefeituras e câmaras municipais.
Principais Partidos
Os partidos que lideram esse grupo são o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o PT, do presidente Lula. O PL tem a maior bancada de deputados federais e busca a filiação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O PT, por sua vez, trabalha para se recuperar das eleições municipais de 2016 e 2020, apoiando Guilherme Boulos (PSOL) para a Prefeitura de São Paulo.
O Papel do Centrão
Cinco partidos de centro, centro-direita e direita completam o grupo dos sete dominantes: União Brasil, PSD, MDB, PP e Republicanos. Estes partidos terão um papel fundamental nas eleições municipais e no comando do Congresso nos últimos anos. O União Brasil, formado pela fusão do DEM com o PSL, é um forte candidato para o comando do Senado com Davi Alcolumbre em 2025. O PSD, liderado por Rodrigo Pacheco no Senado, é o partido com maior número de prefeitos no país.
Sucessão de Arthur Lira: Disputa pela Presidência da Câmara em 2025
Nos bastidores, a articulação para a sucessão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que acontecerá no começo de 2025, já está acontecendo um ano antes, e a disputa entre os candidatos começa a se consolidar. O escolhido de Lira para o cargo é o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA). Entretanto, parte da base governista considera que sua candidatura pode não decolar. Diante disso, surge o nome do atual vice-presidente da Casa, deputado Marcos Pereira (Republicanos), que pode buscar se aliar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para conseguir ser alçado ao cargo.
Desempenho dos partidos
O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos e vereadores nas últimas eleições municipais, mantendo uma presença significativa no Senado por mais de três décadas. O PP, com Arthur Lira na chefia da Câmara desde 2021, é o segundo partido em número de prefeitos eleitos em 2020. O Republicanos, associado à Igreja Universal do Reino de Deus, tem uma trajetória ascendente e planeja disputar a presidência da Câmara em 2025.
Impacto do “G7 tropicalizado”
As duas maiores siglas do G7, PL e PT, têm as maiores bancadas na Câmara e uma presença significativa no Senado. No entanto, não competem diretamente pelo comando das casas legislativas devido à força da união dos demais partidos do G7. O principal desafio do PT é recuperar seu desempenho nas eleições municipais, especialmente em capitais onde não conseguiu eleger prefeitos nas últimas disputas.
O “G7 tropicalizado” moldam o futuro político do país
Em suma, os sete partidos principais do Brasil dominam o cenário político e influenciam as eleições municipais e a composição do Congresso. Com estratégias distintas e um forte apoio popular, esses partidos moldam o futuro político do país, destacando-se na disputa por prefeituras, câmaras municipais e Assembleias Legislativas.
Fonte: www.folhadesaopaulo / Imagem divulgação