Deputado Júnior Lourenço será expulso do PL/MA, anuncia Nykolas Ferreira.
Redator: Eraldo Costa
Brasília – O deputado federal Júnior Lourenço (PL-MA) está prestes a ser expulso do Partido Liberal após ser o único membro da bancada a votar a favor do arquivamento da representação contra André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Câmara.
Votação no Conselho de Ética
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados votou pela arquivação da representação formulada pelo PL contra o deputado André Janones, acusado de prática de “rachadinha”. A ação foi protocolada pelo próprio PL, que orientou sua bancada a votar pelo prosseguimento da apuração.
Como votram os deputados:
- Contra o Relatório de Boulos e a Favor da Cassação:
- Delegado Ramagem (PL-RJ)
- Domingos Sávio (PL-MG)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Cb Gilberto Silva (PL-PB)
- Bruno Ganem (PODE-SP)
- A Favor do Relatório de Boulos e Contra a Cassação:
- Ana Paula Lima (PT-SC)
- Jack Rocha (PT-ES)
- Jilmar Tatto (PT-SP)
- Ricardo Maia (MDB-BA)
- João Leão (PP-BA)
- Julio Arcoverde (PP-PI)
- Paulo Magalhães (PSD-BA)
- Sidney Leite (PSD-AM)
- Albuquerque (REPUBLICANOS-RR)
- Márcio Marinho (REPUBLICANOS-BA)
- Junior Lourenço (PL-MA)
Consequências para Júnior Lourenço
Nykolas Ferreira, deputado federal do PL e principal antagonista de Janones em Minas Gerais, anunciou que Júnior Lourenço será expulso do partido por votar pelo arquivamento da representação contra Janones. Lourenço foi o único parlamentar do PL a seguir o relatório de Guilherme Boulos (PSOL-SP), que defendeu o arquivamento do caso.
Acusações contra Janones
As suspeitas contra André Janones surgiram após o site Metrópoles divulgar um áudio de 2019, onde Janones, em seu primeiro mandato como deputado, informou a assessores que teriam que devolver parte dos salários para ajudar a recompor seu patrimônio dilapidado na eleição de 2016.
Relatório de Guilherme Boulos
Guilherme Boulos, no relatório, afirmou que Janones não era parlamentar na data em que foi gravado, portanto, não poderia haver quebra de decoro parlamentar. Contudo, a Folha de S.Paulo apontou que Boulos deturpou uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e usou uma afirmação do próprio Janones para sugerir o arquivamento. Segundo o STF, as suspeitas de rachadinha se referem a 2019, já no exercício do mandato.
O áudio da polêmica
No áudio divulgado, Janones reclamava com assessores sobre a falta de apresentação de projetos de lei, afirmando que estaria desamparado sobre como proceder na sessão plenária daquela tarde. Essa gravação indicava que ele já havia tomado posse como deputado.
Controvérsia na política brasileira
O arquivamento da representação contra André Janones no Conselho de Ética, apoiado por Júnior Lourenço, levou a uma reação intensa dentro do PL, culminando na iminente expulsão de Lourenço do partido. O caso continua a gerar debate e controvérsia na política brasileira.
Fonte: www.imirante.com / Imagem redes sociais